5 Jul 2022
Projetos Especiais

Xadrez - XIII Taça Rainha D. Maria II 2022

Teve lugar na Escola Secundária D. Maria II (ESDMII), no passado dia 2 de julho, pelas 14h00, a XIII edição da Taça Rainha D. Maria II, que contou com 35 participantes de várias faixas etárias.

 

Trata-se de um torneio de xadrez com tradição na ESDMII, ao estilo “aberto”, onde se pretende proporcionar aos jogadores do Clube de Xadrez D. Maria II (CXDMII) que se evidenciaram ao longo do ano letivo, a oportunidade de contactarem com jogadores mais experientes e com um nível de jogo mais evoluído.

 

A organização da prova esteve a cargo do Clube de Xadrez D. Maria II (CXDMII), Academia de Xadrez Cidade Curiosa (AXCC) e Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB), e contou com a arbitragem do Dr. Carlos Dias, tendo contemplado os seguintes categorias/escalões: Geral, Veteranos, Sub20, Sub16, Sub12 e Femininos.

 

O evento decorreu num ambiente de grande desportivismo, como vem sendo hábito desde 2005, quando o então fundador e responsável pelo CXDMII, Dr. Pedro Oliveira, lançou a competição.

 

Resta-nos agradecer, em nome do CXDMII a colaboração de todos os que tornaram possível a realização deste evento, nomeadamente: Flávio Peixoto (AXCC), Carlos Dias (AXDB), Dr. João Dantas Leite (AEDMII), Dr. Vasco Grilo (AEDMII), Dra. Cidália Freitas (ESDMII), Dra. Carla Pacheco (ESDMII), Dra. Anabela Vieira (ESDMII), D. Conceição (ESDMII) e Sr. Alexandre Pereira (Mundo do Desporto).

 

Os resultados obtidos foram os seguintes:

Geral

1º lugar – Manuel António Rodriguez Blanco (AXCC)

2º lugar – José Manuel Macedo Monteiro (AXCC)

3º lugar – João Carlos Marques Rodrigues (AXCC)

 

Veteranos

1º lugar – Fernando José Seixas Pinto (AXCC)

2º lugar – Vítor Manuel Cortinhas Sil (AXCC)

3º lugar – Álvaro José Esperança Xavier Guimarães (AXCC)

 

Sub20

1º lugar – João Afonso Alvim Oliveira Almeida (AXCC)

2º lugar – Leonardo de Jesus Lupchinski (AXCC)

3º lugar – Cauê Silva (CXDMII)

 

Sub16

1º lugar – João Pedro Pinto Costa Afonso (CXA2D)

2º lugar – Jesus Silva Tinoco (AXCC)

3º lugar – José Tiago Senra Martins (AXCC)

 

Sub12

1º lugar – Tiago Oliveira Martins Frutuoso (Col. Efanor)

2º lugar – Filipe de Mendonça Furtado de Oliveira (Col. Efanor)

3º lugar – Gabriel Fernandes (Col. Efanor)

Femininos

1º lugar – Iara Sofia Simão Monteiro (AXCC)

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
27 Maio 2022
Projetos Especiais
A guerra na Ucrânia foi o tema da palestra realizada no passado dia 23 na Escola Secundária D. Maria II cuja oradora foi a Professora Doutora Sandra Dias Fernandes da Universidade do Minho.