4 Fev 2019
Projetos Especiais

Trabalhar as competências em ciência, tecnologia e matemática

O projeto STEMFAIRNET visa, em primeiro lugar, criar uma rede transnacional de feiras de ciência e, em segundo lugar, a troca de boas práticas para melhorar as competências STEM e a inclusão de todos os estudantes. O projeto, é concebido com o objetivo de aperfeiçoar os alunos do ensino básico e do ensino secundário (12-18 anos) em competências de ciência, tecnologia e matemática através da inovação da organização de feiras de ciências.

 

Especificamente, a STEMFAIRNET está comprometida com as feiras de ciências como iniciativas com grande potencial no campo da educação STEM. Apesar do grande sucesso deste tipo de eventos, o facto de que as organizações responsáveis ​​por essas feiras serem de natureza diferente, e que não há uma estrutura comum e bem fundamentada sobre como projetá-las e organizá-las, às vezes leva a que esses eventos caiam em algo anedótico e isolado da atividade educativa dos participantes. Neste sentido, o projeto STEMFAIRNET procura gerar conhecimento através do intercâmbio de boas práticas, que permitam que as feiras científicas europeias existentes (e as que podem surgir no futuro) avancem, promovendo um enquadramento especialmente destinado a: 1) otimizar o desenvolvimento de competências STEM para alunos entre os 12 e os 18 anos; 2) promover entre os mais jovens o interesse em estudos e carreiras STEM; 3) promover a inclusão de todos os alunos na participação de feiras de ciências, não apenas alunos com melhor desempenho acadêmico (como é habitual); 4) criar redes entre feiras de ciência, para incentivar o intercâmbio de boas práticas, conhecimentos, professores e alunos.

 

O projeto é cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia e o consórcio é formado pelos seguintes parceiros:

  • Elhuyar Fundazioa – Spain
  • Agrupamento de Escolas D. Maria II – Portugal
  • FAST – Federazione delle Associazioni Scientifiche e Tecniche – Italia
  • Fundação da Juventude – Portugal
  • Milset Europe – Belgium
  • Unamuno BHI – Spain

 

Para mais informações: ver Website

 

Notícias Relacionadas

25 Mar 2019
Projetos Especiais
Aconteceu no passado dia 18 de março. Uma iniciativa do núcleo de estágio de educação física da ES D. Maria II, tendo como tema inspirador a inclusão.
19 Mar 2019
Projetos Especiais
São cinco as propostas a concurso no orçamento participativo de 2019. A apresentação/debate terá lugar no dia 20 de março, pelas 15h00, no auditório pequeno