7 Mar 2021
Projetos Especiais

Dia do Professor de LGP

No dia 7 de março de 2018 foi criado o grupo de recrutamento 360 (Ensino da Língua Gestual Portuguesa), através da publicação do Decreto-lei nº 16 do mesmo ano, com o objetivo de lecionar as turmas bilingues com Alunos Surdos como a primeira e/ou segunda língua, difundir os valores e a cultura da Comunidade Surda, contribuindo para a garantia de igualdade de oportunidades, para a integração social e para o acesso à educação da pessoa Surda.

 

O nosso Agrupamento de Escolas D. Maria II - Escola Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS), tem 6 Docentes de Língua Gestual Portuguesa que desenvolvem o seu trabalho desde a intervenção precoce. No ensino pré-escolar e até ao final do 1º ciclo transmitem a sua língua transversalmente com as restantes disciplinas de forma a que os alunos consigam adquirir o mais breve possível a sua língua materna. Nos restantes ciclos e secundário, passa a ser uma disciplina autónoma onde os alunos adquirem mais conhecimentos sobre a sua língua, valores e a cultura da comunidade.

 

Grupo 360

Agrupamento de Escolas D. Maria II - http://www.aedonamaria.pt/ -

Agrupamento de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.