5 Nov 2018
Projetos Especiais

Día de los muertos

Esta celebração de origem indígena, cujas raízes remontam às civilizações pré-hispânicas, foi distinguida pela UNESCO, em 2003, como Obra Mestra do Património Oral e Intangível da Humanidade e está intimamente relacionada com a valorização do ciclo da vida, pela homenagem aos antepassados falecidos.

 

Considerada uma das representações mais relevantes do património vivo do México e do mundo, assinala-se no dia 1 e 2 de novembro, coincidindo com as tradições católicas do Dia de Todos os Santos e do Dia dos Fiéis Defuntos.

 

Para assinalar esta efeméride, na sua dimensão estética e cultural, partindo da análise de fragmentos dos filmes “Coco” (direção de Lee Unkrich) e “007 Spectre” (direção de Sam Mendes), os alunos foram desafiados a organizar uma exposição temática e a participar num “Concurso de Calaveras”, explorando a figura de “La Catrina” (personagem de José Posada), como representação humorística da morte, estimulando-se assim uma reflexão sobre efemeridade da vida e sobre a importância de que se reveste a valorização do passado na plena compreensão do tempo presente.

Notícias Relacionadas

15 Nov 2018
Projetos Especiais
Hoje, 15 de novembro, é o "Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, celebração que se saúda em nome de todos os utilizadores de LGP.
12 Nov 2018
Projetos Especiais
O Dia Global da Dignidade comemora-se, desde 2008, em escolas de todo o mundo, com milhares de voluntários como dinamizadores, promovendo debates sob o tema "Dignidade".