5 Nov 2018
Projetos Especiais

Día de los muertos

Esta celebração de origem indígena, cujas raízes remontam às civilizações pré-hispânicas, foi distinguida pela UNESCO, em 2003, como Obra Mestra do Património Oral e Intangível da Humanidade e está intimamente relacionada com a valorização do ciclo da vida, pela homenagem aos antepassados falecidos.

 

Considerada uma das representações mais relevantes do património vivo do México e do mundo, assinala-se no dia 1 e 2 de novembro, coincidindo com as tradições católicas do Dia de Todos os Santos e do Dia dos Fiéis Defuntos.

 

Para assinalar esta efeméride, na sua dimensão estética e cultural, partindo da análise de fragmentos dos filmes “Coco” (direção de Lee Unkrich) e “007 Spectre” (direção de Sam Mendes), os alunos foram desafiados a organizar uma exposição temática e a participar num “Concurso de Calaveras”, explorando a figura de “La Catrina” (personagem de José Posada), como representação humorística da morte, estimulando-se assim uma reflexão sobre efemeridade da vida e sobre a importância de que se reveste a valorização do passado na plena compreensão do tempo presente.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.