5 Nov 2018
Projetos Especiais

Día de los muertos

Esta celebração de origem indígena, cujas raízes remontam às civilizações pré-hispânicas, foi distinguida pela UNESCO, em 2003, como Obra Mestra do Património Oral e Intangível da Humanidade e está intimamente relacionada com a valorização do ciclo da vida, pela homenagem aos antepassados falecidos.

 

Considerada uma das representações mais relevantes do património vivo do México e do mundo, assinala-se no dia 1 e 2 de novembro, coincidindo com as tradições católicas do Dia de Todos os Santos e do Dia dos Fiéis Defuntos.

 

Para assinalar esta efeméride, na sua dimensão estética e cultural, partindo da análise de fragmentos dos filmes “Coco” (direção de Lee Unkrich) e “007 Spectre” (direção de Sam Mendes), os alunos foram desafiados a organizar uma exposição temática e a participar num “Concurso de Calaveras”, explorando a figura de “La Catrina” (personagem de José Posada), como representação humorística da morte, estimulando-se assim uma reflexão sobre efemeridade da vida e sobre a importância de que se reveste a valorização do passado na plena compreensão do tempo presente.

Notícias Relacionadas

14 Jan 2019
Projetos Especiais
Os alunos de espanhol do 3º ciclo e secundário da ES D. Maria II rumaram, no dia 5 de janeiro, a Espanha, Vigo, com o objetivo de assistirem à “Cabalgata de Reyes Magos 2019”.
17 Dez 2018
Projetos Especiais
Um exposição de reproduções de obras do Museu Nacional do Prado esteve patente no Agrupamento de Escolas D. Maria II, durante todo o mês de novembro.