4 Jun 2018
Projetos Especiais

Alunos do AE D. Maria II premiados na 12ª Mostra Nacional de Ciência 2018

João Dinis Álvares e Ana Raquel Moreira vão participar na 30ª Final Europeia do EUCYS 2018 (Concurso Europeu para Jovens Cientistas) em Dublin, Irlanda, que decorre entre 14 e 19 de setembro.

 

Os jovens cientistas bracarenses João Dinis Álvares e Ana Raquel Moreira, do Agrupamento de Escolas D. Maria II – Braga, vão representar Portugal na 30ª Final Europeia do EUCYS 2018 (Concurso Europeu para Jovens Cientistas) em Dublin, Irlanda, que decorre entre 14 e 19 de setembro. O EUCYS é o mais importante e mais prestigiado concurso de Ciência, para Jovens Cientistas, que se realiza a nível Europeu e que tem o apoio e o patrocínio da Comissão Europeia.



Os jovens, do Agrupamento de Escolas D. Maria II (Braga) vão levar a concurso o projeto “Estudo de Padrões de Correlação em Sinais de Ondas Gravitacionais e GBR´s (Gama-Ray Bursts)”. O projeto, concorrente na área da “Física”, foi um dos vencedores na 12º Mostra Nacional de Ciência, organizada pela Fundação da Juventude com o apoio da Ciência Viva e a Presidência da República, que se realizou entre 31 de maio e 2 de junho de 2018 na Alfândega do Porto.

 

O trabalho destes jovens fez a análise de vários acontecimentos astronómicos observados em 2015 e 2017 que vieram confirmar a previsão que Einstein fez há mais de um século sobre a existência de ondas gravitacionais. As primeiras detecções foram feitas a partir da colisão de buracos negros. Em agosto de 2017 foi registado pela primeira vez um evento idêntico mas agora proveniente da colisão de estrelas de neutrões tendo sido essas detecções (de ondas gravitacionais e de raios gama) denominadas, respectivamente, GW170817/GRB170817. Já foram feitos alguns estudos exaustivos em relação a este evento, mas no destes alunos o assunto foi abordado de uma maneira diferente. Foi-se à procura do que ainda não se descobriu utilizando um programa do CERN, o ROOT. O motivo pelo qual este software nunca foi utilizado é porque não foi criado para tratar o tipo de eventos que neste projecto foram abordados. Oobjectivo principal foi encontrar correlações entre estas duas forças, gravitacional e electromagnética, e chegar a conclusões a partir dessas descobertas.

 

O trabalho foi coordenado pelo docente João Paulo Vieira, que irá acompanhar os alunos no evento internacional e teve o acompanhamento do Professor Doutor António Onofre da Universidade do Minho.



Os participantes no EUCYS competem por prémios monetários (entre €3500 a €7000 euros) e ainda vários prémios de honra e altas distinções atribuídas por instituições Científicas Europeias. A avaliação dos projectos a concurso  feita por um júri composto por cientistas de topo de várias universidades e centros europeus de referência.

 

O professor coordenador João Vieira considera que se trata de um projecto complexo e inovador.” Estou imensamente orgulhoso do trabalho apresentado por estes jovens, que mereceu, mais uma vez, um reconhecimento especial na Mostra Nacional de Ciência por parte dos júris de várias Universidades e Institutos Científicos portugueses de referência. O mérito é sobretudo dos alunos e das condições que a Secundária D. Maria II proporciona aos seus discentes para a investigação científica. Uma palavra, muito particular, para o apoio prestado pela Universidade do Minho. 

 

Parabéns a todos os envolvidos.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.