18 Jan 2021
Institucional

Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa 2021

No dia 22 de janeiro comemora-se o Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP). Esta data remete para 1991, pois foi neste dia que foi fundada, em Lisboa, a primeira Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (AILGP).

 

Os intérpretes de LGP são, segundo a lei 89/99 de 5 de julho, “os profissionais que interpretam e traduzem a informação de língua gestual para a língua oral ou escrita e vice-versa, por forma a assegurar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes”.

 

Porém, ser intérprete, é muito mais: é ser a ponte de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, é ser voz, é proporcionar acessibilidade, autonomia e, acima de tudo, significa “inclusão” da comunidade surda.

 

Uma vez que, o Agrupamento de Escolas D. Maria II é um agrupamento de referência para a educação bilingue de alunos surdos, o grupo de intérpretes realizou um vídeo acerca desta profissão.

 

“Permita-se "ouvir" estas mãos”! (Quadros, R.)

 

------->>> ver vídeo

 

22-01-2021

O grupo de intérpretes de LGP

Notícias Relacionadas

5 Ago 2022
Institucional
Com o voucher os Encarregados de Educação deverão dirigir-se a uma livraria aderente ao programa e aí proceder ao levantamento dos manuais novos.
7 Jul 2022
Institucional
Em 4 de julho de 2022, tomou posse, como Diretora do AE D. Maria II, a Drª Ângela Maria Machado Meireles, em sessão pública presidida pelo Presidente do Conselho Geral, Dr. Vítor Manuel Dias [...]