8 Jun 2018
Projetos Especiais

"Biodiversidade, água e vida", a palavra ao Prof. Doutor Jorge Paiva.

 

“Biodiversidade, água e vida” é o tema da palestra a ter lugar no Pequeno Auditório da Escola Secundária D. Maria II, no dia 11 de julho, pelas 15horas, proferida pelo Professor Doutor Jorge Paiva.

 

A palestra destina-se, prioritariamente, a alunos do 10º ano dos cursos científico-humanísticos de ciências e tecnologias, uma vez que surge integrada num projeto colaborativo pluridisciplinar com a biblioteca escolar – “Não há, não, duas folhas iguais em toda a criação”, que visa, entre outros objetivos, a classificação da zona verde da escola.

 

“Eu sou um selvagem” - diz de si próprio, porque nasceu no meio da selva, em Cambondo (Angola), onde a biodiversidade do meio natural certamente modelou o seu destino. Talvez por isso tenha procurado, no seu percurso de vida, sair da sala de aula, encontrando e divulgando a ciência fora dela, em trabalho de campo sistemático. O seu neto, Diogo, apelida-o de “Indiana Jones”. Um “Indiana Jones”, que não se mete em lutas, sem pistolas nem chicote, mas com chapéu, aventureiro e corajoso, que trepa às árvores e se aproxima dos animais para lhes tirar fotos.

 

Comunicador vivo e expressivo, incansável, Jorge Paiva tem dedicado toda a sua vida à divulgação da ciência, sobretudo junto dos mais novos, no intuito de os educar para a preservação da Natureza, preservação da sua própria casa. Reconhecido, premiado inúmeras vezes, ele é a voz que precisamos de ouvir, porque “ele sabe o que está certo” – como diria Agustina, neste campo que tem de ser o de todos nós, contra os interesses económicos de vistas curtas, predadores da Vida.

Notícias Relacionadas

4 Jun 2018
Projetos Especiais
João Dinis Álvares e Ana Raquel Moreira, alunos do AE D. Maria II, irão representar Portugal na 30ª Final Europeia do EUCYS 2018, em Dublin - 14 a 19 de setembro.
23 Maio 2018
Projetos Especiais
Aconteceu no passado dia 22 de maio, no auditório da ES D. Maria II, pelas 10 horas, uma simulação de um julgamento de um crime de violação, no âmbito do projeto "Hoje, Não!".