16 Out 2014
Projetos Especiais

Descobertos dois novos asteróides pela equipa da ESDMARIAII

A Confirmação esperada

Acabou de ser confirmada pela UAI – União Astronómica Internacional, no dia 12 de outubro, a descoberta de mais dois asteróides 2014 QP135 e 2014 QV118, que foram observados, pela primeira vez por uma equipa que inclui elementos do Agrupamento de Escolas D. Maria II – Braga. A equipa é composta por: Professor João Vieira e os alunos Ivo Gonçalves, Daniel Diaz, Tiago Aston e Mauro Franqueira. Estes são assim os descobridores oficiais destes dois objetos que serão agora seguidos por telescópios internacionais que irão, ao longo dos próximos anos, refinar as suas órbitas e parâmetros órbitais. Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter mas existem também muitos corpos na cintura de Kuiper. Estes corpos são também designados por planetas menores.

 

Como decorreu o processo

As descobertas aconteceram numa campanha que envolveu várias escolas portuguesas. Nesta campanha foram ainda descobertos mais 3 corpos (2014 QF173 , 2014 QU146 e 2014 QS138),  sendo que um deles é uma descoberta muito importante por se tratar de um corpo transneptuniano que orbita na cintura de Kuiper (a cintura situada para lá de Plutão).

O programa, em que o agrupamento de Escolas D. Maria II trabalha regularmente, desde há 4 anos, faz parte do IASC - International Asteroid Search Collaboration (http://iasc.hsutx.edu/) sediado em Abilene no Texas e é coordenado a nível mundial pelo Professor Patrick Miller. Em Portugal o projecto é coordenado pelo NUCLIO – Núclio Interativo de Astronomia sendo responsáveis as professoras Ana Costa e Rosa Doran.

No agrupamento de Escolas D. Maria II – Braga o projecto é coordenado pelo docente o João Vieira.

Estas descobertas aconteceram numa campanha da PAN-STARRS que decorreu de 19 de agosto até 3 de Setembro e que contou com a participação de 8 escolas portuguesas. A nossa escola recebeu conjuntos de imagens ao longo desse período, com as quais trabalhou para obter os resultados agora publicados.

O telescópio PAN-STARRS está localizado no Monte Haleakala no Hawai e é composto por um telescópio com 1,8 metros de diâmetro e possui actualmente a camara científica com maior resolução do mundo, utilizada para fins científicos com 1,400,000,000 de pixéis!!!

 

Outras descobertas

Este é o sétimo asteróide que as equipas de descobridores desta escola veem confirmados em campanhas exclusivas para escolas portuguesas. O primeiro, recorde-se, foi o asteróide da Cintura Principal denominado 2012 AK10 o qual terá o nome definitivo de Braga2012DM em homenagem a Braga- Capital Europeia da Juventude.

Nestes programas científicos os alunos caçadores de asteróides dão todos os anos um importante contributo para a Ciência e para a segurança da Terra, já que alguns destes objectos representam risco de colisão para o nosso planeta sendo necessária a sua monitorização constante. É ao mesmo tempo uma excelente oportunidade de trabalharem em programas internacionais de investigação científica e ter contacto com cientistas de ponta e alguns dos mais avançados telescópios do planeta.

Notícias Relacionadas

4 Jun 2018
Projetos Especiais
João Dinis Álvares e Ana Raquel Moreira, alunos do AE D. Maria II, irão representar Portugal na 30ª Final Europeia do EUCYS 2018, em Dublin - 14 a 19 de setembro.
31 Out 2017
Projetos Especiais
Quatro escolas portuguesas vão, pela primeira vez, dar o nome a um asteroide, entre elas a Escola Secundária D. Maria II. O asteroide foi descoberto em 2012, mas só agora a descoberta foi [...]