Escola Secundária D. Maria II (Sede)

Dados Biográficos

Em 1964, com a publicação do Decreto-Lei nº 45636, de 31 de Março, é criado, em Braga, o “Liceu Nacional D. Maria II”, com a indicação de ser um “liceu feminino com 24 salas”. A distinção entre rapazes e raparigas manteve-se até 1973, ano em que, por força da reforma de Veiga Simão, se abriu o então Liceu ao género masculino. Após o ano de 1974, fruto da Revolução de 25 de Abril, é alterada a sua designação para Escola Secundária D. Maria II, designação que mantém ainda hoje.

 

A história da D. Maria II está assim intimamente ligada à história dos últimos cinquenta anos do sistema educativo português, com três etapas: a primeira, marcada pelo Estado Novo, onde a referência era o “Liceu”; a segunda, acompanhando toda a evolução da transformação democrática aberta em abril de 1974, abrindo-se a novos públicos e a novas ofertas; a terceira, que coincide com a entrada em funcionamento das novas instalações, em consequência da profunda requalificação levada a cabo pela Parque Escolar.

 

Os cursos gerais de prosseguimento de estudos de nível secundário têm sido o centro da sua oferta formativa, complementada, em períodos mais ou menos longos, pelo 3º ciclo do ensino básico. A partir de 2005, abriu-se ao ensino profissional de nível secundário e, mais tarde, ao ensino para adultos, em regime noturno.

 

Localização

Rua 25 de abril

4710-913 Braga

 

Ver mapa maior

 

Horários de funcionamento

Secretaria 9h00 às 17h00
Biblioteca Escolar/Centro de Recursos 8h30 às 18h00
Bar  
Papelaria/Reprografia  
Refeitório 12h00 às 14h00
   

 

Veja mais informações no site do Ministério da Educação e Ciência, clique aqui