16 Maio 2016
Projetos Especiais

Daniel Diaz, Ivo Gonçalves e Mauro Franqueira premiados no INTEL ISEF 2016

INTEL ISEF, em Phoenix, Arizona, com a presença duma equipa da ES D. Maria II

Daniel Diaz, Ivo Gonçalves e Mauro Franqueira conquistaram o 4º prémio na categoria "Física e Astronomia", o melhor resultado alcançado por alunos portugueses, ao longo das vinte e três edições da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (INTEL ISEF) . Os prémios INTEL ISEF são atribuídos pela Society for Science & the Public e são os mais prestigiados na área da investigação científica para jovens.

 

Daniel Diaz, Ivo Gonçalves e Mauro Franqueira, o primeiro já universitário, e os dois últimos alunos do 12º ano da ES D. Maria II, ganharam o direito a representar Portugal na INTEL ISEF 2016, este ano em Phoenix, Arizona, USA, pela sua participação no Concurso de Jovens Cientistas em 2015, uma iniciativa da Fundação da Juventude. A representação portuguesa era composta por quatro alunos e dois professores. Todos os anos, mais de 65.000 alunos do ensino secundário competem em feiras regionais e nacionais de ciências com o objetivo de serem apurados para a INTEL ISEF.

 

O evento contou com a participação de cerca de 1700 alunos, oriundos de 75 países, números estes que ilustram bem o nível alcançado pelos nossos alunos.

 

O projeto premiado, integrado na área da Astronomia, é baseado na modelação astrofísica de estrelas Wolf-Rayet, com recurso a telescópios de pequena abertura, detetores CCD para fins astronómicos e espectroscópios de baixo custo. A equipa realizou ao longo do seu trabalho 16 deteções de espetros estrelares.

 

O Presidente Executivo da Fundação da Juventude, Ricardo Carvalho, em declarações à revista Sábado, sublinhou a importância destes eventos para o apoio e desenvolvimento das ciências em Portugal. Disse ainda que, apesar de ser um país pequeno, Portugal já alcançou uma quota de participação significativa, como se pode ver pelo crescente número de participações no Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores e na Mostra de Ciência, esta já tida como uma das cinco melhores a nível europeu.

 

Parabéns aos alunos envolvidos e ao professor coordenador do projeto, João Vieira.


Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.