14 Jan 2019
Projetos Especiais

Visita de Estudo a Espanha - "Dia de Reis"

No dia 5 de janeiro, os alunos de espanhol do 3.º ciclo e secundário do AE D. Maria II rumaram a Espanha com o objetivo de assistirem à “Cabalgata de Reyes Magos 2019”, em Vigo. Logo à chegada visitaram o “Museo do Mar de Galicia”, onde puderam apreciar uma das mais completas exposições relacionadas com o mundo do mar, com a história da atividade pesqueira e os processos desta indústria (desde a extração e conservação até à comercialização), passando pelos avanços técnicos das embarcação e pela exploração da biologia marinha.

 

Tiveram também a oportunidade de visitar o Farol e uma exposição fotográfica de Faróis e paisagens marinhas “Ondas do mar de Galicia”, da autoria de Ricardo Grobas, fascinado pelo mar e pela quietude das paisagens imponentes da costa galega. Exploraram também o Aquário que reproduz os principais ecossistemas marinhos (das rias galegas e das ilhas Cíes, consideradas um paraíso natural) e a sua biodiversidade, o que pretende sensibilizar os jovens estudantes para a importância da preservação da natureza, enquanto cidadãos civicamente responsáveis. Nesta visita os tubarões despertaram especial curiosidade, assim como o esqueleto de 10 metros de um cachalote ou, ainda, a sala “ludomar” onde se apresentavam jogos e brinquedos relacionados com o mar.

 

Durante a tarde continuaram a sua aventura em Vigo, que envolveu a exploração da fortaleza e o parque do Castro, um jardim urbano situado no coração da cidade, onde se encontra um povoado celta. Estimulando o interesse pela arqueologia, na encosta da montanha visitaram um complexo castrejo composto pela reprodução de edificações que ilustram a ocupação romana. Percorreram uma sucessão de miradouros com elementos decorativos/históricos como, por exemplo, o monumento das âncoras e canhões que recorda a batalha naval de Rande (1702) na qual galeões carregados de ouro e prata trazidos da América sofreram nas rias de Vigo um ataque anglo-holandês e se afundaram nas profundidades da ria, surgindo assim a lenda que continua a atrair caçadores de tesouros. Entre muitas outras atrações, no parque há também um monumento dedicado a Martín Códax, o trovador medieval que imortalizou as ondas do mar Vigo na lírica galaico-portuguesa.

 

Descendo a cidade, visitaram de seguida o “Museo de Arte Contemporánea de Vigo” (MARCO) onde participaram numa exploração interativa da exposição “Pantoque”, da autoria de Ramón Trigo, cuja atividade plástica foi desenvolvida num estaleiro naval e cujos registos vídeo propiciaram aos alunos uma reflexão sobre o processo criativo em constante mutação.

 

A noite aproximava-se e a “Cabalgata de Reyes Magos” enchia as ruas de música, luz e cor. No desfile, subordinado este ano à temática do circo e dança, estiveram presentes os reis magos, tão aguardados pelas crianças, acompanhados de espetáculos de malabares e de representações de clássicos cinematográficos como Mary Poppins ou Peter Pan. Os olhares curiosos iluminavam-se à passagem dos carros alegóricos que repartiam caramelos e que, lentamente, percorriam as ruas e o imaginário de milhares de pessoas que presenciavam esta incursão pelo mundo de ilusão e fantasia.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.