5 Fev 2019
Projetos Especiais

Jovens cientistas de Braga em competição internacional

João Dinis e Ana Raquel Moreira, alunos do 12º ano do AE D. Maria II, representaram Portugal na 8ª edição do Swiss Talent Forum, que decorreu em Notwill, Suíça, de 6 a 9 de fevereiro próximos.

 

Os nossos alunos ganharam o direito a participar nesta importante competição internacional através do prémio obtido na 12ª Mostra Nacional de Ciência, realizada em maio de 2018, com o projeto "Estudo de Padrões de Correlação em Sinais de Ondas Gravitacionais e GBR's (Gama-Ray Bursts) e da participação na 3ª Final Europeia do EUCYS 2018 (Concurso Europeu para Jovens Cientistas), em Dublin, no passado mês de setembro.

 

O mote da presente edição do Swiss Talent Forum é a inteligência artificial, estando prevista a presença de cerca de 70 jovens cientistas, oriundos de países de todo o mundo.

 

O objetivo deste fórum era apresentar 5 desafios relacionados com Inteligência Artificial, problemas reais que irão ajudar a moldar a visão que a sociedade no futuro terá dessa mesma inteligência. Os desafios não só foram criados por membros da Fundação da Juventude Suíça, como também de várias universidades e, até, do próprio Facebook.

 

No final, o que se pretendia era um "brainstorming" internacional, que permitisse não só a criação de soluções inovadoras, como treinasse as "soft skills" dos participantes. Sem dúvida que estes objetivos foram atingidos, demonstrando uma vez mais o quanto importante é a existência deste tipo de eventos internacionais, onde todos são forçados a sairem da sua zona de conforto. 

 

Foi sem dúvida uma experiência inesquecível e enriquecedora.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.