15 Nov 2018
Projetos Especiais

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

O Agrupamento de Escolas D Maria II é Escola de Referência Bilingue para alunos Surdos, pelo que a Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma das línguas utilizadas para a comunicação entre todos. É a língua natural dos Surdos e é uma disciplina no currículo destes alunos, com estatuto de primeira língua.

 

A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada a 15 de novembro e há 21 anos, em 1997, a Constituição Portuguesa integrou a LGP na alínea h) do artigo 74.º.

 

Hoje, todos os utilizadores da LGP (Surdos ou ouvintes) celebram esta data que libertou os Surdos da falta de comunicação e do desrespeito pela sua autonomia linguística.

 

Ver Vídeo

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.