12 Nov 2018
Projetos Especiais

Dia Global da Dignidade

Desde 2008 que se comemora em todo o mundo o "Dia Global da Dignidade", com milhares de voluntários como dinamizadores, promovendo nas escolas debates em torno da dignidade, em colaboração com os professores.

 

Em Portugal, esta iniciativa teve início em 2014 pela Global Shapers, uma comunidade global na dependência do Fórum Económico Mundial.

 

Na Escola Secundária D. Maria II, o Dia Global da Dignidade foi celebrado em 25 de outubro, com a participação de alunos das turmas do 12ºH e 12ºK, com a coordenação das docentes Cidália Freitas e Mónica Soares.

 

Foram organizados dois momentos distintos:

  • Em sala de aula, com a duração de um tempo letivo;
  • Em plenário, com a duração de uma hora.

 

Princípios da Dignidade

  • Todo o ser humano tem o direito a ter uma vida digna;
  • Um vida digna significa uma oportunidade para explorar o seu potencial, com os requisitos básicos que todo o ser humano precisa, tal como o acesso à saúde, educação, rendimento e segurança;
  • Dignidade significa poder tomar a liberdade de tomar decisões sobre a sua vida e ser respeitado por direito;
  • A dignidade deve ser o princípio básico de orientação para todas as ações que tomamos;
  • Fundamentalmente, a nossa própria dignidade é interdependente da dignidade dos outros.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.