6 Maio 2022
Projetos Especiais

Comemoração do "Dia da Europa"

Projeto Dona UKELET - Escola Secundária D. Maria II.

No passado dia 19 de abril, o Projeto "DONA UKELET"* realizou uma atividade intercultural reunindo os alunos do grupo e alguns convidados com vista a efectuar uma gravação para apresentar, no dia 9 de maio, à comunidade educativa, a música: Hino da Alegria (composto por Ludwig Van Beethoven, em 1823), para comemorar o Dia da Europa.

 

Assim, em colaboração com os alunos da turma de PLNM, foi ainda convidado um Encarregado de Educação, que é músico e que nos presenteou, acompanhando-nos a tocar o Ukulele.

 

Estiveram também presentes três alunos da Universidade do Minho, estudantes de ERASMUS+, numa colaboração com a ESN Minho (três alunos da Associação Erasmus Student Network), que gentilmente acederam ao convite para colaborar nesta atividade inclusiva, pretendendo promover a inserção dos diversos alunos na comunidade escolar através da música, mostrando que a música continua a ser a linguagem universal que une os povos independentemente dos países e das línguas que os separam.

 

A atividade foi promovida pelas professoras de educação especial e contou com a presença das professoras: Sandra Amoêda e Amélia Azevedo e a especial colaboração de Carlos Campos que acompanha e impulsiona o projeto desde o início.

 

Os alunos participaram com muito entusiamo, empenho e alegria, tendo sido efetuado o vídeo da música revelador do sucesso desta atividade, empatia e envolvimento das várias culturas e graus de ensino.

 

* Projeto musical nascido em 2015

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.