8 Jun 2018
Projetos Especiais

"Biodiversidade, água e vida", a palavra ao Prof. Doutor Jorge Paiva.

 

“Biodiversidade, água e vida” é o tema da palestra a ter lugar no Pequeno Auditório da Escola Secundária D. Maria II, no dia 11 de julho, pelas 15horas, proferida pelo Professor Doutor Jorge Paiva.

 

A palestra destina-se, prioritariamente, a alunos do 10º ano dos cursos científico-humanísticos de ciências e tecnologias, uma vez que surge integrada num projeto colaborativo pluridisciplinar com a biblioteca escolar – “Não há, não, duas folhas iguais em toda a criação”, que visa, entre outros objetivos, a classificação da zona verde da escola.

 

“Eu sou um selvagem” - diz de si próprio, porque nasceu no meio da selva, em Cambondo (Angola), onde a biodiversidade do meio natural certamente modelou o seu destino. Talvez por isso tenha procurado, no seu percurso de vida, sair da sala de aula, encontrando e divulgando a ciência fora dela, em trabalho de campo sistemático. O seu neto, Diogo, apelida-o de “Indiana Jones”. Um “Indiana Jones”, que não se mete em lutas, sem pistolas nem chicote, mas com chapéu, aventureiro e corajoso, que trepa às árvores e se aproxima dos animais para lhes tirar fotos.

 

Comunicador vivo e expressivo, incansável, Jorge Paiva tem dedicado toda a sua vida à divulgação da ciência, sobretudo junto dos mais novos, no intuito de os educar para a preservação da Natureza, preservação da sua própria casa. Reconhecido, premiado inúmeras vezes, ele é a voz que precisamos de ouvir, porque “ele sabe o que está certo” – como diria Agustina, neste campo que tem de ser o de todos nós, contra os interesses económicos de vistas curtas, predadores da Vida.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]