25 Nov 2016
PESES

Teatro Debate com alunos da Escola Básica de Lamaçães

Na sequência da aprovação da candidatura do Agrupamento ao Programa CUIDA-TE, do Instituto Português do Desporto e Juventude, alunos do nono ano da Escola Básica de Lamaçães assistiram e puderam participar na peça “Nem muito simples, nem demasiado complicado”.

 

Em animada cavaqueira, a 8 de novembro de 2016, terça-feira, alunos de várias turmas do nono ano, da Escola Básica de Lamaçães, dirigiram-se ao auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Braga, para assistir à peça de Teatro Debate, intitulada “Nem muito simples, nem demasiado complicado”, no âmbito da Educação para a Cidadania, concretamente da Educação Sexual.

 

A medida 3, do Programa Cuida-te, promove ações de Teatro Debate sobre temas relacionados com a sexualidade juvenil, que estimulam a reflexão, entre os adolescentes, sobre “A iniciação de uma relação”, “Saber gerir uma relação com equilíbrio”, “O início da sexualidade e a contraceção” e “ A reputação”.

 

Interpretaram a peça atores da companhia de teatro Usina, acompanhados por um animador que moderou o debate entre os jovens presentes. Em cada tema abordado, os alunos tinham a oportunidade de 'congelar' a cena e sugerir ao apresentador uma alternativa para evitar ou resolver o problema apresentado.

 

Os alunos Soraia Oliveira, do 9º 5, Francisca Ribeiro, do 9º 3, Rita Matos, do 9º 4, Manuel Marques, do 9º 2, Joana Cruz, do 9º 8, Pedro Ferreira, do 9º 3, e Tiago Ferreira, do 9º 3, participaram, em palco, nas curtas histórias, representando as suas soluções alternativas aos problemas.

 

Letícia Branco e Juliana Marques, 9º5

 

 

Testemunhos dos alunos aqui.