12 Out 2017
Institucional

Sextas ao Centro

Na próxima sexta feira, dia 13 de outubro, terá início um novo ciclo de encontros temáticos e conferências, das Sextas ao Centro, promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Braga Sul (CFAE Braga/Sul) em parceria com a Equipa de Projetos do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga, e com a participação dos docentes envolvidos nas mobilidades Erasmus +, da acção chave 1, subordinada ao tema “+ Literacia: Da Minha Escola Leio o Mundo”. O CFAE Braga/Sul pretende dar continuidade aos ciclos de encontros temáticos e conferências que decorrem em torno de um ou diversos temas que demonstrem ter interesse para a comunidade escolar e educativa e que decorrerão na Escola Secundária D. Maria II, de acordo com a calendarização publicada na página do Agrupamento.

 

A temática deste Ciclo de Encontros é “Aprender e ensinar na Europa: o desenvolvimento de multiliteracias em ambiente educativo”. Em cada sessão terá lugar uma conferência proferida por um orador de reconhecido mérito ou mesa redonda; um painel constituído por docentes envolvidos no projeto, seguido de um comentário final proferido por um especialista na temática. Pretende-se a disseminação das boas práticas, decorrentes do referido projeto, desenvolvidas no Agrupamento, dos conhecimentos e experiências adquiridas pela frequência de cursos estruturados de formação em países da comunidade europeia, em conjunto com outros professores europeus, bem como o incremento da dimensão europeia no processo de ensino/aprendizagem.

 

A sessão do dia 13 de outubro, está dedicada a “Aprender e ensinar em contexto europeu – integração de aprendizagens informais no currículo”. Na segunda sessão, no dia 3 de novembro, será abordado o tema a “Aprendizagem em contextos multilinguísticos (CLIL) e de forma criativa”, a terceira sessão. No dia 24 de Novembro, será destinada ao “Ensino / aprendizagem centrado no aluno – metodologias de Flipped Classroom e multiliteracias”. O Ciclo de Encontros Temáticos será concluído no dia 15 de dezembro, com a “Incorporação de práticas inovadoras de forma sustentada – leituras cruzadas na Europa”.

 

As Sextas ao Centro destinam-se à comunidade educativa em geral e, em particular, a educadores e professores de todos os ciclos e níveis de ensino, independentemente do grupo de recrutamento a que pertencem.