2 Fev 2018
Projetos Especiais

Projeto Erasmus+, KA2

O Agrupamento de Escolas de D. Maria II, Braga participa num projeto Erasmus+, KA2, envolvendo os alunos do nono ano da Escola Básica de Lamaçães e da Escola Secundária D. Maria II. O tema do projeto é o Empreendedorismo e as capacidades preconizadas como basilares para o desenvolvimento de competências do séc. XXI. Este projeto abrange uma parceria com quatro outros países da UE (Espanha, Holanda, Itália e Eslováquia). Os alunos trabalham em grupos multinacionais durante mobilidades entre si e a primeira mobilidade ocorreu na Holanda, entre 25 de novembro e 2 de dezembro de 2017.  Este projeto baseia-se nas competências chave para uma aprendizagem ao longo da vida congruentes com o Quadro Europeu de Referência para a Formação Contínua” que preconiza a relação entre o processo de aprendizagem com uma perspetiva holísitica e técnica. Atendendo que a forma como as pessoas vivem e trabalham tem vindo a mudar rapidamente, os alunos devem ser capacitados para se adaptar a um mundo em mutação constante e que não se compadece com a letargia; um mundo em que os alunos terão que ser multifacetados, com aptidão para a mudança, capacidade criativa, tecnológica e inovadora e desenvolver capacidades de cooperação, trabalho em rede, negociação e inteligência emocional que a “Learning for the 21st Century. A Report and Mile Guide for 21st Century Skills” preconiza.

 

A primeira mobilidade ocorreu de forma muito positiva tendo os alunos envolvidos trabalhado empenhadamente e de forma inovadora. Os alunos que participaram na mobilidade criaram um powerpoint que irão divulgar a todos os seus colegas de agrupamento em que revelam as atividades realizadas durante a mobilidade e transmitem os resultados e conclusões. 

 

A próxima mobilidade ocorrerá na nossa cidade, entre 7 e 14 de abril, sendo que os nossos alunos irão alojar e trabalhar com cinco alunos de cada um dos países envolvidos. O grupo responsável pelo projeto na escola está já a trabalhar com os seus alunos no sentido de organizar os trabalhos a fazer na altura da mobilidade e na procura, contacto e criação de redes de colaboradores junto de entidades locais e comunitárias. Estas redes poderão ser uma mais valia na divulgação e apoio técnico do projeto. Para tal, irá ser solicitada colaboração a entidades da Câmara Municipal, empresas Startup e fábrica de empresas (Startup factory). Todas as atividades irão ser divulgadas por todos os parceiros do Projeto.

 

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.