28 Jun 2017
PESES

Programa Cuida-te - IPDJ

O AE D. Maria II viu aprovadas as suas candidaturas ao CUIDA-TE - 2017, programa do IPDJ na área da saúde juvenil, que irá envolver cerca de 300 jovens dos Ensinos Básico e Secundário.

 

O CUIDA-TE é um programa do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) com diversas entidades parceiras, do setor público e privado. Tem como principal objetivo trabalhar na área da saúde e sexualidade juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis.

 

Objetivos do Programa

Educar para a saúde, promovendo a aquisição de conhecimentos e competências nesta área, de forma global e integradora, inter-relacionando as suas diferentes componentes, somáticas, psicoafectivas e sociais.

 

Medidas de atuação

 

Medida 1 – Unidades Móveis

Esta medida tem como principal objetivo criar um serviço de proximidade junto da população mais jovem. A Unidade Móvel, devidamente apetrechada e com uma equipa técnica especializada na área da saúde juvenil, deslocar-se-á à Escola Secundária D. Maria II  para realizar o atendimento e aconselhamento aos/às jovens, bem como realizar ações de sensibilização.

 

Medida 3 – Teatro debate

Esta medida promove ações de Teatro debate sobre temas de interesse dos jovens relacionados com a promoção da sua saúde, estimulando a reflexão e o debate sobre as situações apresentadas.

Serão desenvolvidas as peças de Teatro Debate " Nem muito simples, nem demasiado complicado", no âmbito da temática Sexualidade Juvenil, com alunos da Escola Secundária D. Maria II e "Macacos e Pombos", no âmbito da temática Bullying, com alunos da Escola Básica de Lamaçães.

Notícias Relacionadas

7 Nov 2019
PESES
No âmbito do projeto de Educação para a Saúde(PES) a equipa responsável vai levar a cabo uma Tertúlia para Pais/Encarregados de Educação no dia 11 de Novembro, pelas 18.30h, na EB 23 de Lamaçães.
8 Out 2019
PESES
De 1 a 8 de Outubro a farmácia de LAMAÇÃES , numa parceria com o Projeto de Saúde do Agrupamento, realizou sessões de informação /sensibilização sobre o combate à pediculose, para os alunos do 1º [...]