28 Jun 2017
PESES

Programa Cuida-te - IPDJ

O AE D. Maria II viu aprovadas as suas candidaturas ao CUIDA-TE - 2017, programa do IPDJ na área da saúde juvenil, que irá envolver cerca de 300 jovens dos Ensinos Básico e Secundário.

 

O CUIDA-TE é um programa do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) com diversas entidades parceiras, do setor público e privado. Tem como principal objetivo trabalhar na área da saúde e sexualidade juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis.

 

Objetivos do Programa

Educar para a saúde, promovendo a aquisição de conhecimentos e competências nesta área, de forma global e integradora, inter-relacionando as suas diferentes componentes, somáticas, psicoafectivas e sociais.

 

Medidas de atuação

 

Medida 1 – Unidades Móveis

Esta medida tem como principal objetivo criar um serviço de proximidade junto da população mais jovem. A Unidade Móvel, devidamente apetrechada e com uma equipa técnica especializada na área da saúde juvenil, deslocar-se-á à Escola Secundária D. Maria II  para realizar o atendimento e aconselhamento aos/às jovens, bem como realizar ações de sensibilização.

 

Medida 3 – Teatro debate

Esta medida promove ações de Teatro debate sobre temas de interesse dos jovens relacionados com a promoção da sua saúde, estimulando a reflexão e o debate sobre as situações apresentadas.

Serão desenvolvidas as peças de Teatro Debate " Nem muito simples, nem demasiado complicado", no âmbito da temática Sexualidade Juvenil, com alunos da Escola Secundária D. Maria II e "Macacos e Pombos", no âmbito da temática Bullying, com alunos da Escola Básica de Lamaçães.

Notícias Relacionadas

27 Nov 2017
PESES
No dia 17 de novembro, na ES D. Maria II, teve lugar uma sessão informativa sobre "a importância da adoção de estilos de vida saudáveis e desejáveis", no âmbito do projeto "Jovens [...]
9 Nov 2017
PESES
Sensibilizar a comunidade escolar para a problemática do bullying, consciencializar para esta forma de violência e encontrar formas de a prevenir foram os desafios colocados na semana em que se [...]