27 Nov 2017
PESES

"Jovens Promotores de Saúde" - Sessão Informativa

Sessão Informativa sobre “Os Jovens como Promotores de Saúde - sensibilização para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis e desejáveis

No dia 17 de novembro de 2017, dia do Não Fumador, os alunos das turmas 10º A, 10º B, 10ºD, 10ºM, 11º D, 11ºK, 12º B, 12º D, 12º F, 12º G e 12º H participaram numa sessão informativa dinamizada pela equipa PESES e coordenada pela enfermeira Graça Braz do IPO – PORTO, subordinada ao tema “Os Jovens como Promotores de Saúde - sensibilização para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis e desejáveis”.

 

A atividade realizou-se no Agrupamento de Escolas D. Maria, contou com a participação ativa da docente Lucinda Dias e a colaboração dos diretores de turma, bem como do pessoal especializado do IPO – Porto para a concretização do evento.

 

Foi uma iniciativa de extrema utilidade para todos os participantes, dada a relevância dos temas abordados, em que o IPO – Porto voltou a sensibilizar os mais jovens para a importância da prevenção e diagnóstico precoce em diferentes tipos de cancro.

 

Esta iniciativa reuniu 288 estudantes, tendo como meta sensibilizar para a adoção de estilos de vida saudáveis e integrada no dia do Não Fumador. Deu-se ênfase aos riscos associados à exposição ao fumo do tabaco, através da prevenção e mudança de comportamentos, reforço da motivação para a cessação tabágica, bem como os seus efeitos gravosos atingindo praticamente todos os órgãos e respetivas funções. Ressalvando-se, no entanto, tratar-se de um factor de risco totalmente evitável, à distância apenas de uma escolha ou decisão individual, o mesmo a referir na adoção de comportamentos e estilo de vida saudável no combate à Epidemia Global do Tabaco.

 

Como avaliação da atividade, destaca-se o facto de ter sido do agrado de todos os intervenientes, pela atualidade e importância da formação de uma consciência esclarecida, atenta e orientada para a prossecução das metas em prevenção e considerada uma atividade bem-sucedida.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.