10 Jan 2017
PESES

"Jovens como Promotores de Saúde" - Visita de Estudo ao IPO, Porto

A iniciativa juntou no Instituto Português de Oncologia (IPO) mais de duas centenas de jovens do ensino secundário e teve como principal objetivo educar para estilos de vida mais saudáveis.

 

No dia 17 de novembro de 2016, dia do Não Fumador, os alunos das turmas: 10º A, 10º B, 11º A, 11º B, 11º C, 12º A, 12º B, 12º C, 12º E, 12º L e 12º N, participaram numa visita de estudo ao IPO – PORTO, para assistir às palestras subordinadas ao tema “Os Jovens como Promotores de Saúde - sensibilização para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis e desejáveis”.

 

A organização da visita que esteve a cargo da equipa PESES, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, com partida de Braga às 07h45 horas e chegada às 17h30, contou com a colaboração de pessoal especializado do IPO – Porto para a sua concretização.

 

Foi uma iniciativa de extrema utilidade para todos os participantes, dada a relevância dos temas abordados, em que o IPO – Porto, voltou a sensibilizar os mais jovens para a importância da prevenção e diagnóstico precoce em diferentes tipos de cancro.

 

O apelo à formação dos "Jovens como promotores de saúde" era o nome desta iniciativa, que reúne todos os anos no Instituto mais de 250 estudantes, tendo como meta educar para estilos de vida saudáveis, na perceção dos riscos associados à exposição ao fumo ambiental do tabaco, prevenção através da mudança de comportamento, prevenção pelo reforço de motivação para a cessação tabágica, em que os efeitos do consumo de tabaco na saúde e na longevidade são devastadores, atingindo praticamente todos os órgãos e respetivas funções.  Ressalvando-se, no entanto, tratar-se de um fator de risco totalmente evitável, à distância apenas de uma escolha ou decisão individual, o mesmo a referir na adoção de comportamentos e estilo de vida saudável no combate à Epidemia Global do Tabaco.

 

Como avaliação da visita de estudo, destaca-se o facto de ter sido do agrado de todos os intervenientes, pela atualidade e importância na formação de uma consciência esclarecida, atenta e orientada para a prossecução das metas em prevenção e considerada uma atividade bem-sucedida.

 

A Equipa PESES

Notícias Relacionadas

7 Nov 2019
PESES
No âmbito do projeto de Educação para a Saúde(PES) a equipa responsável vai levar a cabo uma Tertúlia para Pais/Encarregados de Educação no dia 11 de Novembro, pelas 18.30h, na EB 23 de Lamaçães.
8 Out 2019
PESES
De 1 a 8 de Outubro a farmácia de LAMAÇÃES , numa parceria com o Projeto de Saúde do Agrupamento, realizou sessões de informação /sensibilização sobre o combate à pediculose, para os alunos do 1º [...]