20 Abr 2015
Projetos Especiais

Ivo Gonçalves na final mundial das Olimpíadas de Astronomia 2015

Final Mundial das Olimpíadas de Astronomia

No início eram cerca de 150 concorrentes. Após a fase regional, dez realizaram a Final Nacional das Olimpíadas de Astronomia, no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). O Agrupamento de Escolas D. Martia II esteve representado pelos alunos Ivo Gonçalves (11ºF) e Manuel Brandão (10ºG).

 

O Ivo foi um dos três apurados para a Final Mundial que irá ter lugar na cidade de Semarang, Indonésia, de 26 de julho a 4 de agosto. Recebeu ainda um prémio especial por ter sido considerado pelo Júri o melhor concorrente na componenete prática e observacional.

 

A prova começou no dia 17 de abril, pelas 16h45, com uma parte teórica sobre áreas da Astrofísica. A segunda parte, de índole prática, realizou-se à noite, até cerca das 23h00, no Planetário do Porto, pondo à prova os conhecimentos práticos dos alunos na observação do céu. Os prémios foram anunciados no dia 18 de abril, em sessão especial.

 

Esta foi a 10º edicão das Olimpíadas da Astronomia em Portugal. Um dos seus grandes objetivos passa pela divulgação da Astronomia. Sendo uma ciência multidisciplinar, os conteúdos da Astronomia recebem o contributo da várias disciplinas, em especial da física e da matemática.

 

O Ivo fez questão de assinalar que "Há alguns meses percebia pouco de Astronomia. Tive de trabalhar muito e agora estou mesmo muito feliz. O meu gosto pelo desconhecido, o desafio e sobretudo a preciosa ajuda do prof. João Vieira, que coordena o Clube de Astronomia da nossa escola, foram o impulso que tornou possível este resultado. Agradeço por isso ao professor as muitas noitadas e as horas que dedicou à minha preparação. Agradeço ainda ao professor Carlos Miranda que me ajudou a preparar a componente teórica."

 

Olimpíadas nacionais de física

Em paralelo com as olimpíadas de astronomia, realizaram-se também, no Departamento de Física da Universidade do Porto, as Olimpíadas Nacionais de Física. O nosso agrupamento esteve representado pelos alunos Manuel Brandão e Joana Fernandes. O Manuel Brandão, do 10ºG, a juntar à brilhante participação na primeira ficou apurado para a Final Nacional

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.