30 Set 2014
Projetos Especiais

Entrega do prémio "Ciência na Escola" ao projeto Hack-F-Light

Entrega do prémio “ciência na escola”, no valor de 15.000 €, ao projeto Hack-F-Light

Em cerimónia pública, ocorrida em Aveiro na passada sexta-feira, dia 26 de setembro, a equipa do Agrupamento de Escolas D. Maria II – Braga recebeu das mãos do Sr. Primeiro-Ministro o prémio de 15.000 €, correspondente ao 3º lugar que alcançou no escalão do ensino secundário, com o projeto Hack-F-Light.

 

A distinção surgiu na sequência da participação da Escola Secundária D. Maria II na 11ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, relativa ao ano letivo 2013-2014. Repete-se assim os feitos alcançados na edição de 2009-2010 (1º prémio) e na edição de 2011-2012 (2º prémio).

 

O Prémio “Ciência na Escola”, de carácter anual, visa estimular o interesse dos alunos pelo estudo das ciências através do apoio a projetores inovadores, de cariz essencialmente prático e multidisciplinar.  O objetivo é levar os alunos a reconhecer a importância do conhecimento científico e da aplicação do método científico à resolução de problemas do quotidiano. Os projetos são ainda avaliados em função do seu impacto económico futuro, nomeadamente nas mais-valias concretas que deles possam vir a resultar.

 

A cerimónia pública teve lugar em Aveiro, integrada numa mostra de projetos que envolveu 2000 participantes de 186 escolas do continente e ilhas, nos dias 25 e 26 de setembro. A entrega de prémios contou ainda com a presença do Sr. Ministro da Educação, do Sr. Secretário de Estado da Inovação e do Presidente da Fundação Ilídio Pinho.

 

Na mostra que se realizou no Parque de exposições de Aveiro nos dias 25 e 26 de Setembro estiveram presentes, em representação do agrupamento D. Maria II, os alunos Ivo Gonçalves, Daniel Diaz, Sofia Lajes, Francisca Costa, André Viana, Célia Sofia, Mauro Franqueira, Mariana Diaz, Karyna Oksyukivska, Ana Simão e os Professores  João Paulo Vieira, Arminda Loureiro, Guia Tavares e Carlos Miranda.

 

Marcaram presença na cerimónia de entrega dos prémios, em representação da Direção, o Diretor João Dantas e as Adjuntas da Direção Rosário Pinto e Ângela Miranda. A autarquia de Braga fez-se representar pela Srª Vereadora da Educação, Lídia Dias, e pela Srª Presidente da Assembleia Municipal, Hortense Santos.

 

O professor coordenador do projeto, João Vieira, quis deixar expressa a sua satisfação pela distinção recebida, referindo que “é um prémio muito importante que continua a colocar o nosso agrupamento na linha da frente da investigação em ambiente escolar no concelho de Braga e não só. O nosso Agrupamento tem, desde há alguns anos, o objetivo prioritário da promoção da ciência. Temos centrado o trabalho extracurricular na investigação científica e tecnológica. Este prémio é também, para o agrupamento, o reconhecimento público da grande qualidade do que se faz na nossa escola e que proporciona aos alunos o contacto direto com o mundo empresarial e universitário. Na nossa escola, os alunos, têm hoje, para além da exigente vertente curricular, a oportunidade de poderem obter formação em  áreas pluridisciplinares que no futuro lhes irão proporcionar melhor preparação e mais oportunidades de trabalho. Hoje, no D. Maria II estamos a formar pequenos "empreendedores" e cidadãos mais capazes"

Muitos e merecidos parabéns para todos os que contribuíram para a concretização do “Hack-F-Light”, em especial para os alunos, razão primeira do trabalho desenvolvido.

Notícias Relacionadas

4 Jun 2018
Projetos Especiais
João Dinis Álvares e Ana Raquel Moreira, alunos do AE D. Maria II, irão representar Portugal na 30ª Final Europeia do EUCYS 2018, em Dublin - 14 a 19 de setembro.
31 Out 2017
Projetos Especiais
Quatro escolas portuguesas vão, pela primeira vez, dar o nome a um asteroide, entre elas a Escola Secundária D. Maria II. O asteroide foi descoberto em 2012, mas só agora a descoberta foi [...]