22 Maio 2015
Esc. Bás. de Lamaçães

Divulgação da ilha da Madeira aos alunos surdos do Agrupamento

No dia 6 de maio de 2015, a estagiária da Licenciatura em Tradução e Interpretação da LGP da Escola Superior de Educação do Porto, Ema Melim, apresentou uma atividade “Dia da Madeira” preparada por si, cuja temática principal era a ilha da Madeira, local de onde é natural. A atividade iniciou-se por volta das 14h30 e terminou pelas 16h30.

 

Dividida em duas partes, a primeira das quais envolveu duas escolas de referência na educação e ensino bilingue de alunos surdos (EREBAS) da Madeira, que aceitaram participar numa conversa com a EB de Lamaçães através do Skype. O objetivo desta interação era a partilha de experiências, fazendo uso das novas tecnologias (que possibilitam a comunicação a grandes distâncias), através da troca de perguntas ou curiosidades sobre a escola ou sobre os alunos. Alternadamente, cada aluno aproximou--se do computador, de forma a visualizar melhor a videochamada e tornar os gestos de ambos os interlocutores claros, e colocou as suas questões. Alunos, formadores e intérpretes participaram nesta parte da atividade. A segunda parte consistiu numa apresentação sobre a ilha da Madeira (que também abrangiu um pouco o arquipélago).

 

A dinamizadora abordou aspetos da cultural tradicional e gastronómica, com o apoio de vídeos e imagens, de forma a tornar a apresentação mais apelativa, sobre alguns eventos conhecidos na Madeira – como a Festa da Flor ou o Natal – e também sobre produtos típicos. Foram, ainda, também introduzidos alguns gestos relacionados com a ilha da Madeira.

 

No fim da apresentação, houve um pequeno lanche para todos.

 

Ema Melim, estagiária em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa