9 Nov 2017
PESES

Dia Mundial do Combate ao Bullying na Escola Básica de Lamaçães

Sensibilizar a comunidade escolar para a problemática do bullying, consciencializar para esta forma de violência e encontrar formas de a prevenir foram os desafios colocados na semana em que se assinalou o Dia Mundial do Combate ao Bullying.

 

Ao longo da semana, numa parceria entre as Equipas PESES, Biblioteca Escolar e diretores de turma foram implementadas estratégias de sensibilização, motivação e informação relativas à problemática do bullying,

 

No âmbito do Programa Cuida-Te, do IPDJ, cerca de 100 alunos da Escola Básica de Lamaçães, no dia 20 de outubro, tiveram oportunidade de participar ativamente no Teatro Debate “Macacos e Pombos”.

 

O Cuida-Te é um programa do Instituto Português do Desporto e Juventude ao qual o AEDMII se candidatou, em implementação no Agrupamento, que tem como principal objetivo trabalhar na área da saúde e sexualidade juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis. A Medida 3 deste programa promove ações de Teatro debate sobre temas de interesse dos jovens relacionados com a promoção da sua saúde, estimulando a reflexão e o debate sobre as situações apresentadas.

 

A sessão de debate teatral iniciou-se com a representação de uma peça de teatro composta por pequenas histórias relacionadas com violência em meio escolar, que reproduziam situações comuns do dia-a-dia dos adolescentes.

 

Após a representação da peça, cada situação foi representada de novo, permitindo os nossos alunos intervir e pôr em prática as suas ideias, de modo a modificar as situações problemáticas geradas em cena. Interpretaram a peça vários atores da Companhia de Teatro USINA, acompanhados por uma animadora que apresentou o espetáculo e moderou o debate.

 

Os nossos alunos aderiram com entusiasmo à atividade e esta contribuiu, sem dúvida, para a sua formação pessoal e social.

 

Notícias Relacionadas

7 Nov 2019
PESES
No âmbito do projeto de Educação para a Saúde(PES) a equipa responsável vai levar a cabo uma Tertúlia para Pais/Encarregados de Educação no dia 11 de Novembro, pelas 18.30h, na EB 23 de Lamaçães.
8 Out 2019
PESES
De 1 a 8 de Outubro a farmácia de LAMAÇÃES , numa parceria com o Projeto de Saúde do Agrupamento, realizou sessões de informação /sensibilização sobre o combate à pediculose, para os alunos do 1º [...]