9 Nov 2017
PESES

Dia Mundial do Combate ao Bullying na Escola Básica de Lamaçães

Sensibilizar a comunidade escolar para a problemática do bullying, consciencializar para esta forma de violência e encontrar formas de a prevenir foram os desafios colocados na semana em que se assinalou o Dia Mundial do Combate ao Bullying.

 

Ao longo da semana, numa parceria entre as Equipas PESES, Biblioteca Escolar e diretores de turma foram implementadas estratégias de sensibilização, motivação e informação relativas à problemática do bullying,

 

No âmbito do Programa Cuida-Te, do IPDJ, cerca de 100 alunos da Escola Básica de Lamaçães, no dia 20 de outubro, tiveram oportunidade de participar ativamente no Teatro Debate “Macacos e Pombos”.

 

O Cuida-Te é um programa do Instituto Português do Desporto e Juventude ao qual o AEDMII se candidatou, em implementação no Agrupamento, que tem como principal objetivo trabalhar na área da saúde e sexualidade juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis. A Medida 3 deste programa promove ações de Teatro debate sobre temas de interesse dos jovens relacionados com a promoção da sua saúde, estimulando a reflexão e o debate sobre as situações apresentadas.

 

A sessão de debate teatral iniciou-se com a representação de uma peça de teatro composta por pequenas histórias relacionadas com violência em meio escolar, que reproduziam situações comuns do dia-a-dia dos adolescentes.

 

Após a representação da peça, cada situação foi representada de novo, permitindo os nossos alunos intervir e pôr em prática as suas ideias, de modo a modificar as situações problemáticas geradas em cena. Interpretaram a peça vários atores da Companhia de Teatro USINA, acompanhados por uma animadora que apresentou o espetáculo e moderou o debate.

 

Os nossos alunos aderiram com entusiasmo à atividade e esta contribuiu, sem dúvida, para a sua formação pessoal e social.

 

Notícias Relacionadas

27 Nov 2017
PESES
No dia 17 de novembro, na ES D. Maria II, teve lugar uma sessão informativa sobre "a importância da adoção de estilos de vida saudáveis e desejáveis", no âmbito do projeto "Jovens [...]
28 Jun 2017
PESES
O AE D. Maria II viu aprovadas as suas candidaturas ao CUIDA-TE - 2017, programa do IPDJ na área da saúde juvenil, que irá envolver cerca de 300 jovens dos Ensinos Básico e Secundário.