18 Nov 2016
Esc. Bás. de Lamaçães

Dia Mundial da Diabetes assinalado no Agrupamento

A Escola Básica de Lamaçães dinamizou, de 14 a 18 de novembro, um conjunto de atividades alusivas ao Dia Mundial da Diabetes.

 

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, cientista canadiano que colocou a insulina ao serviço dos doentes com diabetes.

 

Este dia visa consciencializar a população sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo. Tem como símbolo o círculo azul, que significa a união dos povos em torno da diabetes e tem a cor da bandeira das Nações Unidas e do céu. 

  • Cerca de 347 milhões de pessoas no mundo têm diabetes.
  • A diabetes poderá tornar-se uma das principais causas de morte no mundo, ocupando a 7° posição no ano de 2030.
  • Existem duas formas principais de diabetes, sendo a diabetes tipo 2 muito mais comum do que a diabetes tipo 1.
  • A diabetes é uma das principais causas de cegueira, amputações e insuficiência renal.
  • A diabetes do tipo 2 pode ser prevenida: 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias e uma dieta saudável podem reduzir drasticamente o risco de desenvolver este tipo de diabetes.

 

Na Escola Básica de Lamaçães, foi feita a divulgação de trabalhos realizados pelos alunos do 9º5 e do 9º8.

 

Numa análise comparativa muito sugestiva, foi visualizado em pequenas saquetas o teor de açúcar presente em alimentos tão do agrado dos alunos, procurando-se assim alertar a comunidade para a facilidade com que rapidamente se atinge e ultrapassa a dose diária de referência relativa aos açúcares, e consciencializar para a importância de manter uma dieta saudável.