18 Jan 2017
Projetos Especiais

Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa [20-01-2017]

 

 

Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa

20-01-2017

Nancy Rourke, Global Deaf Connect 

 

 

 

 

O AE D Maria II é de referência na Educação e Ensino Bilingue de Alunos Surdos (AEREBAS), pelo que educa 81 crianças e jovens Surdos, de todos os níveis de educação, da Intervenção Precoce ao 12º ano. Para garantir a plena inclusão destes jovens, tem oito Intérpretes de LGP que desenvolvem o seu trabalho principalmente nas escolas EB de Lamaçães e D Maria II.

Os intérpretes de língua gestual são os profissionais que interpretam e traduzem a informação da língua oral ou escrita para a língua gestual e vice-versa, de forma a assegurar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. Estes profissionais são a ponte entre a comunidade surda e a sociedade, pelo que, em homenagem ao seu trabalho, comemora-se no dia 22 de janeiro, o Dia do Intérprete da Língua Gestual Portuguesa.

No âmbito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, os intérpretes de Língua Gestual Portuguesa são os elementos facilitadores da inclusão das pessoas com surdez.

Na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2017, celebra-se no AE D. Maria II o dia do Intérprete de LGP pelo que desenvolveremos atividades junto da comunidade educativa.

Fontes:

http://www.nancyrourke.com/globaldeafconnect.htm

http://www.inr.pt/content/1/3416/dia-do-interprete-da-lingua-gestual-portuguesa

Notícias Relacionadas

29 Abr 2019
Projetos Especiais
Palestra "O futuro do jovem surdo", dia 29 de abril, 19 horas, no auditório pequeno da ES D. Maria II, com o Dr. Pedro Mourão, Presidente da Comissão Nacional dos Jovens Surdos.
25 Mar 2019
Projetos Especiais
Aconteceu no passado dia 18 de março. Uma iniciativa do núcleo de estágio de educação física da ES D. Maria II, tendo como tema inspirador a inclusão.