23 Mar 2017
Esc. Sec. D. Maria II

"Álcool na Adolescência e Sexualidade" - Aula Aberta com o Professor Doutor Pinto da Costa

O grande auditório da Escola Secundária D. Maria II ficou lotado com os alunos das turmas 10º B, 10º C, 10º L, 11º D, 11º L, 12º B, 12º G, 12º H e 12º J que, no dia 6 de março de 2017, tiveram uma aula diferente com o Professor Doutor Pinto da Costa, médico legista e professor catedrático.

 

Cativados pelas palavras do Professor, numa sessão em que se falou de álcool, adolescência e sexualidade, os alunos foram sensibilizados para a importância de adotarem estilos de vida saudáveis e desejáveis.

 

Foi uma iniciativa de extrema utilidade para todos os participantes, dada a relevância dos temas abordados, atendendo a que o consumo de álcool na adolescência é atualmente considerado um problema de saúde pública. As transformações físicas, emocionais e sociais que ocorrem nesta idade fazem com que seja uma etapa de risco para o início de consumo de álcool e para o seu uso de forma perigosa, cujas consequências associadas ao consumo de álcool na adolescência incluem uma série de problemas físicos, académicos e sociais.

 

Esta iniciativa teve como meta educar para estilos de vida saudáveis, perceção dos riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas, prevenção através da mudança de comportamento, prevenção pelo reforço de motivação para a cessação do consumo deste tipo de bebidas. Trata se, pois, de um fator de risco totalmente evitável, à distância apenas de uma escolha ou decisão individual, tal como a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.

 

Como avaliação da atividade, destaca-se o facto de ter sido do agrado de todos os intervenientes, pela atualidade e importância na formação de uma consciência esclarecida, atenta e orientada para a promoção da saúde e bem-estar.

 

 A equipa PESES

 

 

Notícias Relacionadas

7 Nov 2019
PESES
No âmbito do projeto de Educação para a Saúde(PES) a equipa responsável vai levar a cabo uma Tertúlia para Pais/Encarregados de Educação no dia 11 de Novembro, pelas 18.30h, na EB 23 de Lamaçães.
8 Out 2019
PESES
De 1 a 8 de Outubro a farmácia de LAMAÇÃES , numa parceria com o Projeto de Saúde do Agrupamento, realizou sessões de informação /sensibilização sobre o combate à pediculose, para os alunos do 1º [...]