3 Jul 2017
Projetos Especiais

AE D. Maria II distinguido com três prémios pela Fundação Ilídio Pinho

Agrupamento D. Maria II em grande destaque no prémio Nacional da Fundação Ilídio Pinho

AE D. Maria II obteve um 1º lugar, um 2º lugar e ainda uma Menção Honrosa, arrecadando 24 mil euros em prémios monetários, que foram entregues, aos alunos e docentes, pelo Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

 

O Agrupamento de Escolas D. Maria II – Braga foi o maior destaque da 14ª Edição dos prémios da Fundação Ilídio Pinho, tendo recebido três das mais altas distinções. O agrupamento submeteu ao concurso nacional seis trabalhos que envolveram cerca de 50 alunos e que foram acompanhados, nesta Final Nacional, pelos docentes João Vieira, Ângela Miranda, Júlio Bigas e Adelina Gomes.

 

Dos 984 projetos nacionais a concurso foram escolhidos apenas 100 para participarem na Mostra Final, que decorreu em Coimbra nos dias 29 e 30 de junho. 

 

O agrupamento levou a esta fase final cinco projetos: três trabalhos do Ensino Secundário (5º Escalão) e dois do Ensino Básico (4º Escalão).

 

Os projetos premiados em 2017 foram: “EnergyHarvesting - Aplicação dos materiais magnetoelétricos para recuperação de energia”, que recebeu o 2º Prémio do 5º Escalão no valor de 8.500 Euros; “UV Alarm”, que recebeu uma menção Honrosa no valor de 3000 Euros e ainda o projeto "Estudo da Influência das Vitaminas no processo de diferenciação de células estaminais", que recebeu o 1º Prémio do 4º escalão no valor de 12.500 Euros.

 

Recorde-se que o prémio FIP é o máximo galardão atribuído em ciência escolar, em Portugal, e visa incentivar a conceção de projetos multidisciplinares cujas ideias tenham potencial valor económico e utilidade pública. A Fundação Ilídio Pinho, em parceria com os Ministérios da Educação e Ciência e Ministério da Economia, promove anualmente a “Ciência na Escola”. Este ano o prémio foi subordinado ao tema “Ciência e Tecnologia em resposta aos grandes desafios da sociedade”.

 

Os prémios foram entregues no dia 30 de junho, em cerimónia pública realizada no recuperado Mosteiro de S. Francisco em Coimbra, pelas mãos de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, e ainda pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e pelo presidente da Fundação Ilídio Pinho, Engenheiro Ilídio Pinho.

 

O coordenador geral dos projetos, no Agrupamento D. Maria II - Braga, Professor João Vieira, afirmou a propósito desta distinção que “é uma grande satisfação ver reconhecido o mérito ao trabalho que temos desenvolvido na escola. Quero destacar, pela sua importância, também o papel da comunidade educativa em geral neste sucesso. Estes trabalhos têm sempre um papel relevante na formação dos alunos em vários domínios científicos.  Os alunos envolvidos nos projetos são, no final de cada projeto, alunos mais capazes e mais bem preparados para os desafios do futuro. Foi, mais uma vez, demonstrada enorme competência e capacidade de execução por parte de todos os envolvidos”.

 

O docente João Vieira reforçou que “tem sido feito um trabalho de excelência que coloca a escola D. Maria II num patamar de excelência nacional e que comprova a enorme capacidade dos alunos que frequentam o agrupamento. A ciência é, desde há muito tempo, uma aposta forte e uma imagem de marca do Agrupamento D. Maria II – Braga”.

 

É a oitava vez que o Agrupamento é premiado pela Fundação Ilídio Pinho ultrapassando já o 85.000 Euros em prémios. Estas verbas têm permitido a continuidade dos projetos e o desenvolvimento de inúmeras atividades extracurriculares no agrupamento.

 

Recorde-se que o agrupamento D. Maria II tem levado para além fronteiras muito do trabalho desenvolvido nos últimos anos. O D. Maria II representou a cidade de Braga em diversas feiras internacionais e conseguiu trazer para Portugal 5 distinções nas maiores competições do mundo.

Notícias Relacionadas

28 Set 2022
Conselho Geral
Nos termos dos pontos 1 e 2 do artigo14.º, do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, informam-se todos os docentes e [...]
5 Jul 2022
Projetos Especiais
Decorreu no passado dia 2 de julho, na Escola Secundária D. Maria II, a XIII Edição da Taça Rainha D. Maria II, em Xadrez, com a participação de 35 jogadores de várias faixas etárias.