6 Jun 2015
Institucional

Acampamento dos alunos surdos com os escuteiros

Nos dias 15 e 16 de maio os alunos surdos do Agrupamento de Escolas D. Maria II, a convite do Agrupamento de Escuteiros 452 – São Tiago d’Anha, participaram num acampamento por eles organizado. À semelhança do acampamento realizado em 2012, no campo escola de Fraião, este convívio foi um sucesso e a troca de experiências bastante positiva para todos.

 

A atividade teve lugar em Vila Nova de Anha – Viana do Castelo, começou pelas 17:00 de 6ª feira e prolongou-se até às 19:00 de sábado. Os alunos foram acompanhados e orientados por um grupo de professores de educação especial, intérpretes e formadores de LGP.

 

Começamos por fazer alguns jogos de “quebra gelo” onde alunos e escuteiros tiveram oportunidade de se conhecer melhor. Mais tarde, o jantar aconteceu num ambiente de absoluta partilha e convívio. Seguiu-se um momento de dança ao ar livre e depois, em equipas, uma prova de orientação perto do acampamento. Pelas 24h00 recolhemos às tendas para o merecido descanso. No dia seguinte foi a vez do “peddy papper”. O percurso começou no acampamento e, entre pistas, cartas e pedras preciosas, seguimos em direcção a Viana do Castelo e percorremos as ruas da cidade. Daí, fomos em direção ao Santuário de Santa Luzia onde acabamos por descobrir o tesouro!

 

Apesar do calor e do cansaço, a opinião entre os alunos e os escuteiros foi unânime: “É para repetir!”. Os objetivos desta atividade foram alcançados: a promoção da autonomia, o desenvolvimento e a relação interpessoal, a socialização, a partilha, o respeito pela natureza e a “sobrevivência” sem tecnologias.

 

Notícias Relacionadas

20 Maio 2021
Institucional
Está definida a oferta formativa do AE D. Maria II (Escola Secundária D. Maria II) para o ano letivo 2021-2022 - Cursos Profissionais.
17 Maio 2019
Exames
As Informações - Prova, 2019, a nível de escola, estão disponíveis para consulta ou impressão. Os interessados devem dirigir-se à reprografia ou aceder na página web do agrupamento.